História

Fundada em 1966, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição pública de ensino superior, localizada em Campinas, município do Estado de São Paulo, mantida com recursos financeiros obtidos principalmente do Governo do Estado de São Paulo e de instituições nacionais e internacionais de fomento.

Além da forte atuação no ensino e pesquisa, a Unicamp cumpre papel importante na assistência à saúde da macrorregião de Campinas, outras cidades além da sua área de abrangência, bem como de outros Estados. Integra a área da saúde da Unicamp, a Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Enfermagem, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, bem como o Complexo Hospitalar, que é composto pelo Hospital de Clínicas, o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, o Centro de Hematologia e Hemoterapia, Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo, e o Centro de Saúde da Comunidade-CECOM.

A Unicamp atua em parceria com o Governo do Estado de São Paulo na gestão do Hospital Estadual de Sumaré e Hospital Regional de Piracicaba, bem como dos Ambulatórios Médicos Especializados: Amparo, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, São João da Boa Vista.

Com a expansão da área da saúde, em 2017, gestão do Reitor Marcelo Knobel criou a Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS) da Unicamp, visando unificar e consolidar ações estratégicas para o complexo hospitalar da Universidade.

O principal objetivo da DEAS é proceder à integração das áreas assistenciais da saúde com as necessidades de ensino e pesquisa das diversas Unidades acadêmicas, bem como promover a gestão compartilhada, possibilitando seu desenvolvimento de forma sustentável.